Tipos de Notas Fiscais eletrônicas: Conheça as funcionalidades

 em Contabilidade

Saiba quais são os principais tipos de notas fiscais eletrônicas, suas funcionalidades e qual você deverá emitir

Muitos empreendedores, no momento de abrir empresa ou fazê-la funcionar, ficam em dúvida de qual o tipo de nota fiscal eletrônica ideal. Por isso, preparamos uma matéria completa explicando cada uma entre as mais comuns, para que você entenda e identifique qual você deverá emitir em seu negócio. Confira:

Notas Fiscais eletrônicas mais comuns

A nota fiscal é um documento muito importante em qualquer empresa, para comprovar a venda de compra de produtos, mercadorias ou prestação de serviços.

Faz parte do dia a dia de qualquer empresário a emissão das mesmas. Elas garantem o cálculo exato dos tributos que devem ser recolhidos e, claro, a comprovação da entrega de produtos e serviços.

Porém, é importante conhecer os tipos de notas fiscais eletrônicas e documentos fiscais. Só assim é possível manter tudo organizado na empresa e evitar erros para uma rotina mais ágil.

Confira abaixo as principais notas fiscais eletrônicas para que você entenda as funcionalidades e obrigações de cada uma:

NF-e (Nota Fiscal eletrônica)

A Nota Fiscal eletrônica é a mais comum entre os tipos de notas fiscais eletrônicas. Antes de ser criada, todo processo de emissão de notas fiscais era feito no papel. Em 2005, surgiu a NF-e, um documento digital que é totalmente emitido e armazenado no ambiente digital.

Ela foi criada para substituir os modelos 1 e 1A, utilizados para documentar transações comerciais de mercadorias entre pessoas jurídicas. Além disso, substitui também a Nota Fiscal do Produtor, modelo 4.

A validade da NF-e é garantida por meio do certificado digital, e em certos estados, ela é obrigatória no caso da venda de produtos, enquanto em outros é exigida após a prestação de serviços.

Ela é obrigatória para algumas empresas, e são elas:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequena Porte – EPP;
  • Empresas do Simples Nacional;
  • Toda empresa que faça o comércio de produtos ou serviços.

CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico)

Essa nota fiscal eletrônica foi criada em 2012 para diminuir os problemas com transporte de mercadorias entre destinatário e remetente. Ela é específica para a prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas, tanto por meios rodoviários, quanto aéreos, ferroviários e fluviais.

O objetivo de seu uso é a redução de faturas e pagamentos duplicados, eliminando assim dados controversos entre as notas e os produtos transportados.

Graças ao Conhecimento de Transporte eletrônico, a burocracia foi reduzida, os erros se tornaram menos frequentes e o envio de cargas se tornou bem mais ágil. Ela substitui as notas fiscais 7, 8, 9, 10, 11 e 27.

NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica)

Este documento foi criado para substituir dois documentos fiscais: o cupom fiscal, que é emitido por uma impressora ECF, e a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor (modelo 2). Esse tipo de nota fiscal eletrônica existe justamente para documentar operações de venda comercial ou venda para entrega em domicílio.

A NFC-e é lançada para efetuar uma venda ao cliente final, sendo muito comum no comércio e varejo.

De acordo com a Lei nº 123, pessoas jurídicas e alguns tipos de empresas não precisam emitir esse tipo de nota, tais como:

  • Produtor agropecuário;
  • Empresas de transporte de passageiro;
  • MEI;
  • Entre outros.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica)

Já a NFS-e é indicada para quem trabalha com prestação de serviço. Ela está ligada a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços), e é utilizada para documentar e comprovar a prestação de serviços para uma empresa ou pessoa física.

Algumas das suas características são:

  • Prazo de arquivamento é de cinco anos, após a emissão;
  • Cancelamento pode ser feito em até cinco dias após sua emissão;
  • Nota deve ser de apenas um tipo de serviço;
  • Emissão pode ser feita após a finalização do serviço.

Já sabe qual o tipo de nota fiscal eletrônica ideal para você? Comente e acompanhe os conteúdos do Escritórios de Contabilidade e fique em dia no seu negócio.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Foto de um homem analisando a Inscrição Estadualfoto de um homem recebendo o pró labore